"LUX MUNDI Sua Luz Pode Vencer as Trevas do Mundo"

Minha Floresta de NIM

Floresta de Nim no Sertão

Depois de tentar por anos em vão convencer os fazendeiros que até o sertão mais seco pode produzir, posso agora mostrar um pedaço de floresta plantada com aproveitamento melhor da chuva rara e de um pouco de água de irrigação.

Com uma ferramenta barata para furar pequenos buracos para colocar a água de chuva e de irrigação na profundidade das raízes, consigo reduzir a um mínimo o desperdício da evaporação na superfície e a perda de água de chuva ladeira abaixo.

Um dia de sol tropical faz evaporar até 10 mm de água colocada na superfície da terra. São dez litros por metro quadrado, 100 metros cúbicos por hectare.

Considerando que 79 % do consumo mundial de água acontece na irrigação, podemos ver que a possibilidade maior de enfrentar o problema de falta de água para o futuro da humanidade está neste campo: no campo.

Agora já posso mostrar o resultado do primeiro experimento do meu método de irrigação: uma pequena floresta de quinze hectares de árvore NIM, já com 4 metros de altura, em pleno sertão da Bahia, depois de três anos de chuvas tão fracas que nem deu para encher a pequena represa que temos.

O ano passado precisamos cavar um poço, que produz 500 litros de água por hora. Com métodos tradicionais de irrigação mal daria para irrigar um só hectare.

Logo no começo do experimento, tentei apresentar o meu método de irrigação num filminho do youtube no meu Blog. Até agora não consegui animar outros a plantar florestas no sertão com o novo método de irrigação. Vejo que é difícil convencer um camponês com novidades que levam alguns anos para dar resultado. Além disso, será que um bispo pode ensinar fazendeiros e agrônomos a plantar?

Anexo um retrato antigo com a placa de energia solar e a bombinha boiando na represa. Outros retratos mostram a situação atual, e a primeira instalação de energia solar para trazer água para o gado, e com árvores mais velhas plantadas na baixada.

Espero que depois de entregar a diocese aos cuidados de um bispo mais novo, eu possa desenvolver melhor as minhas idéias e conseguir que outros façam o sertão florir. Está na hora de experimentar o novo método de irrigação com outros tipos de árvores que tenham raiz pivotante. Suponho que seria interessante testar o eucalypto. Acho um desperdício de terra boa plantar eucalypto em terras onde em se plantando tudo dá. Devia ser plantado no sertão e em áreas degradadas do cerrado.

A economia maior de água com meu método acontece nos primeiros anos de reflorestamento. Àrvores novas não bebem muito. Árvores maiores precisam de mais água, mas sua sombra ajuda a diminuir o desperdício da evaporação no chão.

Para evitar a desertificação de áreas devastadas e substituir o desmatamento, precisamos encher o sertão e o cerrado com florestas adequadas para melhorar o ar e suprir o mercado com madeira e lenha e carvão.

Finalmente tenho uma ligação de internet com banda larga menos lenta. Agora já posso mostrar algumas imagens para quem quer ver para crer. Para ver o retrato inteiro basta um clique na imagem.

Começando com pouca água, com bombinha movida a energia solar

Área com NIM mais velho, na baixada, com poço que fornece água quando o gado deixa sobrar

Bico Tatu em posição para começar o furo

O bico tatu cavou um buraco de um metro em um minuto

Bispo descansando a testa plantando floresta

A semana do meio ambiente convoca toda boa gente a cuidar do inteiro ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário